TIRIBA DE PFRIMER

FALE CONOSCO

ENCOMENDAR ESSA AVE
Quer encomendar essa AVE, use o formulário abaixo e em breve retornaremos

Descrição

Tiriba-de-pfrimer

A tiriba-de-pfrimer é uma ave psittaciforme da família Psittacidae.

Também conhecida como tiriba-pequena e periquito-guerreiro.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (grego) pur = fogo; e ilia, ile = flancos, flanco; pyralia em latim significa tochas; e de –ouros, oura = com a cauda, cauda; e de pfrimeri = homenagem ao brasileiro coletor de espécimes, Rudolf Pfrimer (fl. 1919). ⇒ (Ave) de Pfrimer com cauda vermelha.

Características

Uma das menores espécies do gênero Pyrrhura, mede 22 cm de comprimento. Possui coroa azulada até a nuca, face castanha e arroxeada, dorso verde e vermelho-arroxeado, pescoço estriado de penas verde e branco, bico negro e cauda vermelho-azulado nas pontas, as primárias das asas são azuis com pontas azul-cobalto. Em todas as situações de observação da espécie é necessário estar atento pela incidência solar sobre as cores das penas que variam de acordo com a luminosidade do sol. Similar à tiriba-de-orelha-branca, da qual foi recentemente separada.

Alimentação

Alimenta-se de flores, frutos e sementes, por vezes no chão e geralmente em grupos.

Reprodução

Hábitos reprodutivos…

Hábitos

Ocupa uma pequena área na qual grande parte de seu território foi e continua a ser devastado. Os trabalhos em curso sugerem uma população estimada em menos de 50.000 indivíduos restantes, o que representa uma queda de até 75% a partir de estimativas de 1998. É restrita a matas decíduas ou semi-floresta seca decídua que cresce sobre afloramentos de calcário ou em solos derivados até 700m de altitude. Este tipo de mata normalmente tem um dossel fechado (onde vive a espécie) e sub-bosque denso com cipós e alguns cactos, particularmente em áreas perturbadas. É ameaçada pelo desmatamento da mata seca para extração seletiva de madeiras, como a aroeira (para ser utilizada na confecção de mourões de cerca), incêndios e conversão de habitats em pastagem. Em Goiás a área de mata seca diminuiu de 15,8% da cobertura vegetal na região em 1990 para apenas 5,8% em 1999, e menos de 1% dos fragmentos remanescentes foram maiores que 100 hectares. O rápido desmatamento está ocorrendo destinado à criação de pastagens e a queima generalizada para melhorar a área do pasto.

O desmatamento permanece como a maior ameaça à espécie, ainda que seja capturada – em pequena escala – para o comércio ilegal de animais de estimação. Restam apenas 40% das florestas originais da região e o que restou continua sendo destruído ou explorado para permitir a expansão agropecuária e, especialmente, para a extração de aroeira. As florestas em áreas planas e as matas de galeria são as mais impactadas, com as melhores matas restando nas áreas escarpadas e rochosas. Pyrrhura pfrimeri e outras espécies de psitacídeos costumam se alimentar em plantações e acabam sendo perseguidas como pragas na região. O fogo criminoso é outra ameaça identificada no local. O Parque Estadual de Terra Ronca, principal refúgio da espécie, conta apenas com cerca de 20% de sua área regularizada e há presença de gado dentro de seus limites, nas áreas ainda não indenizadas. A exploração de soja incentiva o desmatamento e os agrotóxicos oriundos das lavouras do topo da serra contaminam cursos d’água, escarpas e porções mais abaixo.

Distribuição Geográfica

É uma ave endêmica do Cerrado, restrita à estreita faixa de mata seca, perto da Serra Geral, nos estados de Goiás e Tocantins. Em Goiás ocorre até Cristalina.

 

 

Referências

  • https://www.wikiaves.com.br/wiki/tiriba-de-pfrimer

ALIMENTAÇÃO

Para o bem estar de sua ave, sempre recomendamos uma adequada dieta balanceada. As dietas balanceadas para as aves (tipo ração) são fabricadas no Brasil e podem ser encontradas nas lojas especializadas. Uma boa opção é a ração extrusada MEGAZOO, de alta digestibilidade e formulada para atender às necessidades nutricionais das aves de médio e grande porte. A ração balanceada reduz o desperdício de alimento, é de uso prático e principalmente, torna as aves bem nutridas e saudáveis. A ração balanceada pode ser a única fonte de alimentação, mas frutas, verduras, sementes e castanhas podem ser oferecidas eventualmente como petiscos eventuais. Todos os filhotes enviados aos clientes pelo CRIATÓRIO VALE VERDE são entregues com todas as orientações necessárias para o bem estar do animal.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “TIRIBA DE PFRIMER”
Shopping cart
Seu carrinho está vazio =(
Continuar Comprando
0
X