TIRIBA DE CABEÇA VERMELHA

FALE CONOSCO

ENCOMENDAR ESSA AVE
Quer encomendar essa AVE, use o formulário abaixo e em breve retornaremos

Descrição

Tiriba-de-cabeça-vermelha

A tiriba-de-cabeça-vermelha é uma ave psittaciforme da família Psittacidae.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (grego) pur = fogo; e ilia, ile = flancos, flanco; pyralia em latim significa tochas; e do (latim) roseus = rosado, rosa; e frons = fronte, testa. ⇒ (Ave) com testa rosada e cauda vermelha.

Características

Mede entre 21 e 23 centímetros de comprimento (del Hoyo et al, 2016).
Apresenta a testa, lores e coroa com coloração característica vermelho-rosado. Às vezes, formando um capuz vermelho que se estende até a região pós ocular onde a coloração vermelha torna-se mais intensa. As região auricular é rosada. O occipício é preto com um leve toque rosado. A nuca, manto, asas, uropígio e penas supracaudais são verdes. Na asa, as rêmiges primárias são azuis com pontas pretas. Às vezes, podem ser encontradas dispersas penas vermelhas ou laranja no encontro da asa. Garganta, pescoço e peito com penas escuras com bordas claras, dando efeito único e belo de escamas. A parte superior do peito é de coloração verde-amarelada e não escura e a parte inferior é verde. O ventre apresenta uma mancha vermelha com a coloração no centro mais intensa. O crisso e as coberteira inferiores da cauda são verdes. As retrizes são de coloração vermelho-acastanhada, sendo que a face inferior é mais clara que a face superior (Juniper & Parr, 1998).
Bico escuro. Olhos com a região periocular com pele nua branca; iris marrom. Tarso e pés cinza ardósia escuro.
Os imaturos apresentam a coroa verde-azulada com penas vermelhas esparsas. Coberteiras primárias com base azulada e coberteiras da cauda esverdeadas (Juniper & Parr, 1998).

Foi recentemente separada da tiriba-de-testa-azul.

 

Subespécies

Espécie monotípica (não são reconhecidas subespécies).
(ITIS – Integrated Taxonomic Information System, 2015).

Alimentação

Sua dieta inclui frutas (verdes e maduras), sementes, flores e brotos vegetais.

 

Reprodução

Hábitos reprodutivos…

 

Hábitos

Habita áreas de floresta abaixo de 1500 metros em planícies e colinas da Amazônia (del Hoyo et al, 2016). É comum formarem grandes bandos para consumir argila nas barrancas dos rios amazônicos.

Distribuição Geográfica

Ocorre no sudoeste da Amazônia, na bacia do Rio Juruá.

 

Referências

  • http://www.wikiaves.com.br/wiki/tiriba-de-cabeca-vermelha

ALIMENTAÇÃO

Para o bem estar de sua ave, sempre recomendamos uma adequada dieta balanceada. As dietas balanceadas para as aves (tipo ração) são fabricadas no Brasil e podem ser encontradas nas lojas especializadas. Uma boa opção é a ração extrusada MEGAZOO, de alta digestibilidade e formulada para atender às necessidades nutricionais das aves de médio e grande porte. A ração balanceada reduz o desperdício de alimento, é de uso prático e principalmente, torna as aves bem nutridas e saudáveis. A ração balanceada pode ser a única fonte de alimentação, mas frutas, verduras, sementes e castanhas podem ser oferecidas eventualmente como petiscos eventuais. Todos os filhotes enviados aos clientes pelo CRIATÓRIO VALE VERDE são entregues com todas as orientações necessárias para o bem estar do animal.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “TIRIBA DE CABEÇA VERMELHA”
Shopping cart
Seu carrinho está vazio =(
Continuar Comprando
0
X