JANDAIA SOL

R$3.500,00

FALE CONOSCO 

ENCOMENDAR ESSA AVE
Quer encomendar essa AVE, use o formulário abaixo e em breve retornaremos

Fora de estoque

Descrição

Jandaia-amarela

Ameaçada de extinção

Também é conhecida pelos nomes de jandaia-sol, cacaué, nandaia, nhandaia, queci-queci e quijuba, a jandaia-amarela é uma ave da família Psittacidae encontrada na região amazônica.

Existem três espécies de jandaia bem distintas mapeadas no Brasil: a jandaia-verdadeira (Aratinga jandaya), que ocorre do Maranhão a Pernambuco e até o leste de Goiás; a jandaia-amarela (Aratinga solstitialis), típica da região amazônica, e a jandaia-de-testa-vermelha (Aratinga auricapillus), que ocorre desde a Bahia até o Rio Grande do Sul.

No estado de Roraima os registros compreendem nas localidades próximas ao rio Surumú e Contigo, em Boa Vista nas proximidades do Rio Branco sendo que o maior número de espécimes avistadas é na região do município de Normandia, que se estende desde a comunidade de Placas, passando pelas comunidade de Canavial e Camará onde estão as maiores concentrações até a divisa do Brasil com a Guiana Inglesa.

Tem grande demanda para cativeiro. A observação delas não é frequente nos limites de sua distribuição, por isso é considerada escassa, embora possa ser devido às migrações sazonais não serem bem documentadas.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (tupi-guarani) ará = sufixo utilizado para identificar ave, pássaro; e tinga= branco; e do (latim) solstitialis, solstitium, solis = verão, sol. ⇒ Pássaro do verão.

Características

Frequentemente confundida por periquitos, a jandaia-amarela tem a plumagem das asas mais verde quando nova, com tons amarelos e de um alaranjado intenso, com penas verde-azuladas na cauda e nas asas e alaranjados distribuídos pela cabeça, o peito e a barriga. É uma ave da família dos psitacídeos, a mesma dos papagaios, araras, periquitos e maitacas, e mede cerca de 30cm. Tem o bico preto, adaptado para partir e triturar sementes duras.

Subespécies

Monotipica, não possui subespécies.

Alimentação

Além dos cocos de numerosas palmeiras, come brotos, flores, folhas tenras e frutas. Tem o bico adaptado para partir e triturar sementes duras.

Reprodução

Nidifica em buracos de árvores ou palmeiras, possivelmente em fevereiro.

Nos centros urbanos tem uma interessante predileção por postes da rede elétrica(observação pessoal de Wagner Espeschit).

Hábitos

Geralmente habita savanas, florestas secas com palmeiras e às vezes em áreas inundadas, até 1200 m. Vive em bandos de 30 ou mais indivíduos.

Quintais agroflorestais: Em Boa Vista, particularmente, há uma grande disponibilidade de frutas tropicais nos quintais, além de hortas e, até mesmo em alguns casos, pequenos animais domésticos de pequeno porte, como patos e galinhas. As jandaias foram vistas se alimentando em alguns pés de manga, araçá, goiaba, caimbés e de outros arbustos ainda não identificados, consumindo brotos, flores, frutas ou sementes. É importante valorizar e manter a cultura dos quintais tropicais com suas abundantes fontes alimentares não só para suplemento alimentar da população como para a contribuição da manutenção da biodiversidade.

Distribuição Geográfica

Guianas e norte do Brasil desde Roraima até o Pará e leste do Amazonas. Na Venezuela, na região de Pantepui.

 

 

Referências

  • http://www.wikiaves.com.br/wiki/jandaia-amarela

ALIMENTAÇÃO

Para o bem estar de sua ave, sempre recomendamos uma adequada dieta balanceada. As dietas balanceadas para as aves (tipo ração) são fabricadas no Brasil e podem ser encontradas nas lojas especializadas. Uma boa opção é a ração extrusada MEGAZOO, de alta digestibilidade e formulada para atender às necessidades nutricionais das aves de médio e grande porte. A ração balanceada reduz o desperdício de alimento, é de uso prático e principalmente, torna as aves bem nutridas e saudáveis. A ração balanceada pode ser a única fonte de alimentação, mas frutas, verduras, sementes e castanhas podem ser oferecidas eventualmente como petiscos eventuais. Todos os filhotes enviados aos clientes pelo CRIATÓRIO VALE VERDE são entregues com todas as orientações necessárias para o bem estar do animal.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “JANDAIA SOL”
Shopping cart
Seu carrinho está vazio =(
Continuar Comprando
0
X