CURICA DE CABEÇA AZUL

R$2.000,00

FALE CONOSCO 

ENCOMENDAR ESSA AVE
Quer encomendar essa AVE, use o formulário abaixo e em breve retornaremos

Fora de estoque

Descrição

Maitaca-de-cabeça-azul

A maitaca-de-cabeça-azul é uma ave Psittaciforme da família Psittacidae.

Conhecida também como curica, curica-roxa e maitaca-de-barriga-azulada. Em tupi-guarani é chamada de baitaca – mbaé-taca – coisa ruidosa, barulhenta. Não está classificada em nenhuma categoria de ameaça, mas a modificação de seus habitats e a apreciação como ave de gaiola afetam suas populações.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (grego) piön, pionos = gordo; e do (latim) menstruus = menstrual, (com as penas subcaudais vermelhas). ⇒ (Ave) gorda menstruada ou (ave) gorda com o crisso vermelho. Devido à faixa vermelha na cauda, recebeu a denominação menstruus (menstruada).

Características

A maitaca-de-cabeça-azul tem aproximadamente 27 cm de comprimento e pesa 245 g. É principalmente verde, com a cabeça azul, incluso o pescoço e peito. A face inferior da cauda é vermelha, amarelo nos abrigos da asa e penas vermelhas e rosas ao redor do bico. Os sexos não apresentam dimorfismo aparente, mas os pássaros juvenis têm menor coloração azul na cabeça. A subespécie P. m. rubrigularis é de tamanho menor, cabeça azul pálida, e o vermelho do pescoço é mais extenso e mais evidente.

Subespécies

Possui duas subespécies:

  • Pionus menstruus menstruus (Linnaeus, 1766) – ocorre do Leste da Colômbia até as Guianas, na Ilha de Trinidad no Caribe, na Bolívia, e no Brasil, pela Amazônia brasileira (dos estados do Mato Grosso do Sul até Acre e o Maranhão);
  • Pionus menstruus rubrigularis (Cabanis, 1881) – ocorre da região tropical Norte da Costa Rica até o Oeste da Colômbia e o Oeste do Equador.

Alimentação

Alimenta-se de frutos, sementes, néctar, vagens, pétalas de flores e brotos. Como várias espécies de psitacídeos, consome regularmente um suplemento mineral obtido em barreiros ou barrancos. Segundo estudos, além de suprir necessidades minerais, o caolim ou similar ingerido, tem função de neutralizar eventuais toxinas, existentes em certos vegetais presentes na dieta da ave.

Reprodução

A maitaca-de-cabeça-azul coloca três a quatro ovos brancos em uma cavidade da árvore e palmeiras na estação seca.

Hábitos

Comum na copa de florestas úmidas, capoeiras e clareiras com árvores isoladas, até 1.500 m. Vive solitária, aos pares ou em bandos grandes de até 100 indivíduos. Normalmente pousa em galhos sem folhas e no alto de palmeiras. Voa fazendo bastante barulho.

Distribuição Geográfica

Ao leste do Andes, chega ao Peru, parte do Brasil até o norte de Bolívia. No Brasil vive principalmente na bacia do rio Amazonas, incluindo o sudeste do rio Araguaia.

 

 

Referências

  • https://www.wikiaves.com.br/wiki/maitaca-de-cabeca-azul

ALIMENTAÇÃO

Para o bem estar de sua ave, sempre recomendamos uma adequada dieta balanceada. As dietas balanceadas para as aves (tipo ração) são fabricadas no Brasil e podem ser encontradas nas lojas especializadas. Uma boa opção é a ração extrusada MEGAZOO, de alta digestibilidade e formulada para atender às necessidades nutricionais das aves de médio e grande porte. A ração balanceada reduz o desperdício de alimento, é de uso prático e principalmente, torna as aves bem nutridas e saudáveis. A ração balanceada pode ser a única fonte de alimentação, mas frutas, verduras, sementes e castanhas podem ser oferecidas eventualmente como petiscos eventuais. Todos os filhotes enviados aos clientes pelo CRIATÓRIO VALE VERDE são entregues com todas as orientações necessárias para o bem estar do animal.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “CURICA DE CABEÇA AZUL”
Shopping cart
Seu carrinho está vazio =(
Continuar Comprando
0
X